O por que dos belos sapatos?

Que mulher nunca experimentou os enormes sapatos da mãe enquanto criança?

Desde crianças que as mulheres têm uma atracção especial por sapatos. Que mulher nunca experimentou os enormes sapatos da mãe enquanto criança? E porquê? Porque se sentia “mais crescida”. E com a idade adulta as coisas não mudam assim tanto. As mulheres continuam a usar sapatos para se sentirem “mais crescidas” seja a nível emocional, amoroso, físico ou simplesmente “mais poderosas”.

Até a algumas décadas atrás este poder estava restrito a certas elites de mulheres como as actrizes milionárias, acontece que hoje em dia este objecto, até então visto como um objecto de luxo ou de pura necessidade, passou a fazer parte do quotidiano de qualquer mulher anónima e passou a ter uma nova designação: objeto de desejo. 

Algo que, curiosamente, marca todas as mulheres – e eu falo por experiência própria e das mulheres que me são mais próximas – é a compra dos seus primeiros sapatos. É algo que não se esquece. As mulheres sentem uma espécie de afirmação da sua independência aquando a aquisição dos seus primeiros sapatos e é algo que fica para sempre. Os sapatos deixam de ser um mero objeto para proteger os pés para serem um verdadeiro objeto de culto e expressão da personalidade da mulher. Maior o salto, cores fortes, tudo é motivo para mudar de humor.

Mais sexy com um par de saltos altos.

 Não precisamos de ser psicólogos, sociólogos ou antropólogos para perceber que acima de tudo os sapatos das mulheres falam uma linguagem única e simples: a linguagem do sexo. Uma mulher de vestido preto, simples, de saltos altos vermelhos e a mesma mulher, com o mesmo vestido, de sabrinas pretas. Está a visualizar? Pois, acho que percebe o que lhe estamos a dizer. Na verdade qualquer mulher se sente imediatamente mais irresistível e sexy com um par de saltos altos.  Um vestido ultra-sexy ou uns brincos extraordinários? Não. O reflexo da personalidade de uma mulher, do seu estado emocional e daquilo que pretende transmitir aos outros começa lá em baixo – nos pés. 

Através dos sapatos que usa uma mulher consegue transmitir vários aspectos da sua personalidade: atlética, artística, conservadora, arrojada, divertida, feminina.

Para além de tudo isso, a compra de sapatos acaba por funcionar como uma espécie de “catarse” para a maioria das mulheres. O que faz quando está deprimida? Compra sapatos.

Os sapatos são a compra mais fácil para qualquer mulher: não lhe diz que está com quilos a mais, com o peito pequeno ou com a anca larga; não lhe diz que tem a pele demasiado pálida ou as olheiras salientes, não lhe grita aos ouvidos que precisa de ser mais alta para usar aquilo. Na verdade os sapatos têm a vantagem de serem sempre do mesmo número e por isso… são os escolhidos de sempre!

Minha paixão por sapatos tem nome e sobrenome francês. Mas o que Christian Louboutin tem ver com isso?

Brilhantes e as solas vermelhas laqueadas.

Ele é um designer de calçados que lançou sua linha de sapatos de salto alto para mulheres na Franla, em 1991. E desde 1992 (ano de meu nascimento, 18 anos), seus projetos têm incorporado os brilhantes e as solas vermelhas laqueadas, que se tornaram sua assinatura.

Além da silhueta perfeita, os sapatos assinados por Christian têm como marca registrada o solado vermelho. Em entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, ele contou que a ideia de pintar a sola veio num momento em que ele achava que suas criações precisavam de um toque especial. “Uma funcionária minha sempre pintava as unhas. Um dia peguei o esmalte dela, passei na sola, e o sapato ganhou vida”. Depois disso, nunca mais os solados Louboutin passaram despercebidos. 

Azul celeste e solado vermelho.

Preto com solado vermelho. Laços.

Mas há também aqueles que apostam na idéia: “As mulheres merecem andar todos os dias sobre um tapete vermelho!”

E vocês o que acharam? São apaixonadas por sapatos? E os garotos, acham sexy apostar em uma bom par? Deixem seus comentários!

Lethicia. Beijos

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: