Migrando do orkut para o facebook.

Varias empresas estão investindo em sites de relacionamento online, como o Orkut.. No brasil essa é a ferramenta mais usada para o contato online, amigos e parentes em um só lugar. Mais o mundo todo está conectado, e a ferramenta mais usada atualmente por quase todos os países é o Facebook,  vamos dizer que ele seja um “orkut alternativo”.


Qual usar?

O Facebook ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, mais a alguns meses ele já está sendo descoberto pela brogosfera nacional.

Por que essa mudança? Vão deixar de lado o velho e bom amigo Orkut?

Desconhecidos querendo me adicionar. Mensagens, desenhos em gifs na página de recados, propagandas duvidosas que não me interessam, convites para participar de comunidades inúteis, sem propósito. Não sei quanto a vocês, mas eu já me cansei do Orkut. Confesso que ainda acesso, mas apenas para responder meus recados, e por grande consideração aos meus amigos e familiares que ainda utilizam o serviço.

Bons motivos para usar o Facebook:

1. Privacidade

Isso não tem preço. No Orkut todo seu perfil fica escancarado pra quem quiser ver. O mesmo não acontece aqui. Por padrão apenas seus amigos podem ver seu perfil. Os outros podem apenas ver seu nome e uma versão reduzida da foto do perfil. Nada mais.

2. Design
No Facebook tudo é mais claro e limpo O site é praticamente todo feito em tons de azul, preto e branco, o que faz a navegação menos cansativa. É possível customizar a aparência do seu perfil, adicionando/removendo campos e alterando sua posição. (recentemente  orkut sofreu mudanças, em minha opinião o disigner está praticamente uma cópia barata do facebook.)

3. Upload e e organização de fotos

As fotos podem ser transferidas todas de uma vez. Para alterar a posição das fotos basta um simples movimento de mouse: arrastar e soltar. Além disso não existe limite de fotos e você pode organizar suas fotos em álbuns.

4. Tags em fotos
O sistema de tags para fotos do Facebook é bem interessante. Você faz uma marca em cima da pessoa que vai ser “tagueada” e depois adiciona a tag. Dessa maneira quando alguém passa o mouse em cima dessa pessoa aparece o nome dela. Se for usuária do Facebook um link para o perfil dela é adicionado à tag.

Você também pode adicionar tags em fotos que não são suas. Claro que nesse caso o dono da foto deve aprovar sua tag.

Se você foi “tagueado” por alguém essa foto passa a fazer parte de seus álbuns. Suas fotos são divididas em: fotos adicionadas por você e fotos adicionadas por outros. Além disso, quando você visita os álbuns de um amigo, é possível visualizar apenas as fotos em que os 2 estejam juntos. Bem legal!

5. Plugins
O que torna o Facebook altamente customizável são seus plugins ou extensões. Existem mais de 1000 aplicações disponíveis. Por enquanto instalei apenas 3:

  • Last.fm Music: apresenta as últimas músicas que você escutou viaLast.fm e permite que os amigos que visitam seu perfil escutem essas músicas
  • Where I’ve Been: mostra um mapa-mundi com os países que você já visitou, morou ou tem desejo de conhecer
  • X Me: Traz funcionalidades adicionais à aplicação Poke, que vou explicar em seguida

6. Presentes
Presente ainda é uma ótima forma de demonstrar a alguém o quanto ela é importante. Os presentes no Facebook são virtuais. São, na verdade, imagens de um presente que poderia ser real:

O mais interessante de tudo é que esses presentes são pagos. Custam U$1,00 cada. Gostei do sistema por 2 motivos:

  • Presentes gratuítos podem facilmente virar spam. O que é gratis todo mundo dá e dá sem dó. Ou seja, vai ser um tal de receber 50 gifts por dia que o presente perderá seu valor.
  • Quem recebe o presente sabe que teve um custo, sabe que ele não é dado pra qualquer um. O valor do gesto se torna bem maior.

7. Feeds de atividades
Qualquer atividade feita no Facebook é registrada. Se você adicionou uma foto, foi “tagueado” em outra, escreveu no Wall (tipo scrap do Orkut) de alguém, adicionou um novo amigo, mudou algum status, tudo fica armazenado em forma de feeds.

Junto a seu perfil existe um campo chamado Mini-Feed. Nesse campo são exibidos os feeds que foram armazenados. Como tudo no Facebook, isso também pode ser customizado. Por exemplo, Você pode tirar do seu perfil a opção de exibir o Mini-Feed ou então deletar somente as atividades que não deseja que sejam exibidas.

8. Status
Logo abaixo de sua identificação existe um campo de status onde você pode deixar suas informações.

Uma outra coisa que achei interessante. Se você tem um relacionamento com alguém (namoro, noivado, casamento) e seu cônjuge também faz parte do Facebook, seu relationship status pode ser: Fulano de Tal é namorado de Fulana de Tal, com link para os 2 perfis.

Acho que não preciso falar mais nada né. Quer dizer preciso falar da desvantagem….

Encontrei uma única: Idioma português (ainda) não disponível.

Espero que tenham gostado! Entre já em Facebook faça o seu cadastro!


Lethicia. Beijos


Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: